Pular para o conteúdo principal

[Informe-se] O que significa de verdade o termo Cruelty Free.


Em uma tradução livre, o termo quer dizer livre de crueldade. Essa expressão foi popularizada pelo mundo todo para destacar produtos que não foram testados em animais e que não foram fabricados com ingredientes de origem animal. Lady Dowding foi a primeira a adotar o termo, durante o lançamento de linhas de casacos de pele sintética: “beauty without cruelty“, ou seja, beleza sem crueldade.
O cruelty free no cotidiano
Se refletirmos rapidamente sobre a quantidade de produtos de limpeza, de higiene e também cosméticos que utilizamos no dia a dia, veremos que não sabemos nada sobre a origem, composição e processo de fabricação da maioria deles.
Na realidade, muitos utensílios domésticos e de beleza que fazem parte da nossa vida, antes de serem produzidos em escala para comercialização, são testados em coelhos, ratos, gatos, sapos, macacos e cachorros, com a justificativa de que essa etapa seria uma medida de segurança. No entanto, especialistas e ativistas da causa de proteção animal argumentam justamente que muitos desses experimentos não teriam eficácia, uma vez que os organismos de outros mamíferos ou mesmo anfíbios não correspondem ao sistema de um humano.
Em contraposição à validade questionável, temos todo o sofrimento causado aos bichos, que são vítimas de agulhadas e outros procedimentos cirúrgicos e laboratoriais, muitas vezes sem a aplicação de anestesia. Com o avanço tecnológico da atualidade e a possibilidade dos testes in-vitro para atestar a qualidade e segurança dos produtos, a maioria desses testes é injustificada e antiética. Confinados por toda a vida, os animais de laboratório foram a inspiração que catalisou a propagação do selo cruelty free.
No Brasil, foi pela ação da Cruelty Free International, ao lado de ativistas e defensores da causa animal, que houve avanços no projeto de lei de proibição de experimentos em animais nos setores cosmético, de limpeza e higiene pessoal. Aprovada na Câmara dos Deputados, a proposta está em tramitação no Senado e, se aprovado, seguirá enfim para sanção presidencial.
Forma de apoio à causa cruelty free
É simples: ao comprar produtos livres de crueldade, você já está colaborando com as organizações que defendem essa e outras causas relacionadas ao direito dos animais.
Interessou-se pelo tema? Entendeu agora o que é cruelty free? Experimente cuidar da beleza com a certeza de que o shampoo e sabonete que está usando não custou o sofrimento de nenhum animal. Venha fazer parte do nosso clube de pele, alma e consciência limpa!

Relax Saboaria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Atenção] Tipos de pele exigem cuidados especiais.

PELE NORMAL O que é pele normal? "Normal" é um termo largamente utilizado para se  referir à pele balanceada. O termo científico para pele saudável é eudérmica. A  zona T (testa, queixo e nariz) pode ser um pouco oleosa, mas o sebo total e umidade são equilibradas e a pele nem é muito oleosa nem muito seca. Como identificar a pele normal? Pele normal tem: • Poros finos; ​•  Boa circulação sanguínea; • Textura aveludada, suave e lisa; • Transparência  e frescor uniforme, cor rosada; • Sem manchas e  e sem propensão a sensibilidade. À medida que a pessoa com pele normal envelhece, sua pele pode ressecar.  Uma textura aveludada, macia e lisa é sinal de uma pele saudável e radiante. PELE SECA O que é pele seca? O termo “seco” é utilizado para descrever uma pele incapaz de reter água no volume necessário. Isso geralmente está associado à produção reduzida de lipídios na pele. Por causa da falta de sebo, a pele seca carece de lipídios n...

A importância de reduzir o consumo de plástico

Parte dos impactos causados pelo plástico no meio ambiente já são conhecidos, o sofrimento dos animais marinhos, a poluição dos rios e mares e a superlotação das áreas de descarte de resíduos á céu aberto (popularmente conhecidos como Lixões), mas as reais dimensões dos danos causado pelo consumo desenfreado de embalagens plásticas descartáveis está longe de ser mensurado. Somente nos últimos vinte anos a população mundial aumentou o consumo de plástico em seu dia-a-dia em vinte e seis porcento, isso impacta em mais ou menos três toneladas ao ano de plásticos jogados no meio ambiente, esses dados foram retirados das pesquisas do ex candidato á presidencia dos Estados Unidos Al Gore. Esses estudos basearam o Documentário Uma verdade inconveniente, que trás dados importantes não só do consumo do plásticos mas também sobre o impacto das grandes indústrias no meio ambiente e a clara ligação delas aos frequentes furacões que arrazam o país nos últimos anos. O primeiro passo pa...