Pular para o conteúdo principal

[Atenção] Tipos de pele exigem cuidados especiais.

PELE NORMAL

O que é pele normal?
"Normal" é um termo largamente utilizado para se  referir à pele balanceada. O termo científico para pele saudável é eudérmica. A  zona T (testa, queixo e nariz) pode ser um pouco oleosa, mas o sebo total e umidade são equilibradas e a pele nem é muito oleosa nem muito seca.
Como identificar a pele normal?
Pele normal tem:
• Poros finos;
​• Boa circulação sanguínea;

• Textura aveludada, suave e lisa;
• Transparência  e frescor uniforme, cor rosada;
• Sem manchas e e sem propensão a sensibilidade.
À medida que a pessoa com pele normal envelhece, sua pele pode ressecar. 
Uma textura aveludada, macia e lisa é sinal de uma pele saudável e radiante.

PELE SECA

O que é pele seca?

O termo “seco” é utilizado para descrever uma pele incapaz de reter água no volume necessário. Isso geralmente está associado à produção reduzida de lipídios na pele. Por causa da falta de sebo, a pele seca carece de lipídios necessários para reter umidade e construir um escudo protetor contra influências externas. Isto leva a um comprometimento da função de barreira. A Pele seca (Xerose) existe em vários níveis de gravidade e em diferentes formas que nem sempre são distinguíveis com clareza.
É significativamente maior o número de mulheres que de homens com pele seca e todas as peles ficam mais ressecadas com o envelhecimento. Os problemas relacionados à pele seca são uma queixa comum e explicam 40% das visitas ao dermatologista.
As causas de pele seca
A umidade da pele resulta da água das suas camadas mais profundas e da transpiração.

A pele perde água constantemente através de:
• Transpiração: perda de água a partir da produção originada nas glândulas sudoríparas motivada pelo calor, tensão emocional e atividades físicas, por exemplo.
• Perda Transepidérmica de água (PTEA): forma natural através da qual a pele distribui cerca de meio litro de água por dia, a partir de suas camadas mais profundas.

Pele seca é causada por uma falta de:
• Fatores de hidratação naturais (FHNs) , especialmente uréia, aminoácidos e ácido láctico que ajudam a fixar água.
• Lipídios epidérmicos tais como ceramidas, ácidos graxos e colesterol que são necessários para uma função saudável da barreira cutânea.
Como resultado, a função de barreira da pele pode ser comprometida.
Rigidez e aspereza quase sempre estão presentes numa pele seca.
Mulheres idosas com pele seca têm mais rugas e linhas pronunciadas.
Como identificar diferentes graus de pele seca?
Pele seca apresenta variações que vão desde o tipo de pele que apresenta-se um pouquinho mais seca que a normal, a pele muito seca, e até extremamente seca.
Pele seca 
A pele levemente seca apresenta sensação de rigidez, sensibilidade, aspereza e com tonalidade mais opaca.
Pele muito seca
A falta de tratamento pode levar a:

• Leve descamação ou áreas escamosas;
• Aspecto áspero e manchado (às vezes parece ser precocemente envelhecida);
• Sensação de rigidez;
• Possibilidade de coceira;
• É também mais sensível a irritação, vermelhidão e o risco de infecções. 
Pele extremamente seca
Certas áreas do corpo – particularmente mãos, pés, cotovelos e joelhos – estão propensos a:

• Aspereza;
• Rachaduras com tendência a formar frestas;
• Calos;
• Descamação;
• Coceira frequente
• Casos de pele extremamente seca são geralmente encontrados em pessoas com mais idade, especialmente na pele das mãos e pés.

Fatores internos e externos podem alterar a capacidade de hidratação da pele.
As solas dos pés tendem a se tornar-ressecadas e rachadas.

PELE OLEOSA

O que é pele oleosa?

"Oleosa" descreve um tipo de pele com alta produção de sebo.
As causas de pele oleosa
Um número de questões desencadeia a superprodução de sebo:
• Genética;
• Mudanças hormonais e desequilíbrios;
• Medicamentos;
• Estresse;
• Cosméticos comedogênicos (produtos de maquiagem que causam irritação);
• A pele oleosa tende a ter manchas.
Como identificar os diferentes tipos de pele oleosa?
A pele oleosa é caracterizada por:
• Poros visíveis e aumentados;
• Brilho excessivo;
• Pele grossa e pálida: vasos sanguíneos podem não ser visíveis;
• A pele oleosa está propensa a cravos (negros e brancos) e diversas formas de acne.

Na acne suave, aparece um número significativo de cravos, no rosto e frequentemente no pescoço, ombros, costas e no peito também.
Em casos moderados e graves aparecem pápulas (pequenas protuberâncias sem cabeça branca ou preta visível), e pústulas (protuberâncias de tamanho médio com um ponto branco ou amarelo perceptível no centro) e a pele fica avermelhada e inflamada.
Pele oleosa pode ser caracterizada por poros aumentados e visíveis.

PELE MISTA

O que é pele mista?

Na pele mista os tipos de pele variam na zona T e nas bochechas. A chamada zona T pode diferir consideravelmente – de uma zona muito delgada a uma área estendida.
A pele mista é caracterizada por:
• Uma zona chamada de T com característica oleosa (testa, queixo e nariz);
• Poros ampliados nesta área talvez com algumas lesões de acne não-inflamatórias (cravos);
• Pele normal a seca nas bochecha;
Uma zona T oleosa (testa, nariz e queixo) e bochechas com pele mais seca indicam a presença da pele mista.
As causas da pele mista
As partes mais oleosas da pele mista são causadas pela produção excessiva de sebo. As partes mais secas de pele mista são causadas pela falta de sebo e ao correspondente deficit de lipídios.
Avaliação do tipo e estado da pele
Ao contrário do tipo de pele, o estado da pele pode variar muito durante o curso da vida. Dentre os numerosos fatores internos e externos que determinam o estado da pele estão: o clima e poluição, medicamentos, estresse, fatores hereditários que influem sobre os níveis de sebo, suor e fatores de hidratação naturais que a pele produz, assim como os produtos que usamos e as opções de cuidado da pele que fazemos.
Os produtos para o cuidado da pele devem ser escolhidos para que se adaptem ao tipo de pele e tratem a condição da pele.  Os dermatologistas e outros especialistas  de cuidados da pele determinam o tipo e estado da pele da pessoa medindo os seguintes fatores:
Sinais de envelhecimento
O nosso tipo de pele se modifica ao longo da vida. Aqueles que na adolescência tinham pele oleosa podem vir a ter uma pele mais seca após a puberdade e pessoas com pele normal podem experimentar um ressecamento da pele à medida que amadurecem.
À medida que todos os tipos de pele envelhecem,  a pele perde volume e densidade, aparecem rugas e linhas finas e mudanças na pigmentação podem ocorrer. O conhecimento e a medição destes sinais de envelhecimento ajudam a determinar o estado da pele. 
Cor da pele
A cor da pele e a etnia influem em como nossa pele reage às forças externas como o sol, distúrbios de pigmentação, irritação e inflamação. A cor da pele é determinada pela densidade da epiderme e a distribuição de melanina. 
O eritema cutâneo é também uma medida útil do estado da pele; indica a eficiência da nossa circulação e pode ser útil para identificar processos como couperose e rosácea.
O uso de produtos anti-idade pode ajudar a reduzir o aparecimento das rugas.
Sebo e produção de suor
A quantidade de sebo produzida pelas glândulas sebáceas controla a eficácia da função de barreira da pele e, como resultado, o estado da pele. A superprodução de sebo pode indicar uma pele oleosa, propensa a acne, enquanto a baixa produção de sebo causa pele seca.
As glândulas sudoríparas da pele produzem suor para ajudar o corpo a manter sua temperatura ideal. A produção excessiva ou reduzida de suor pode influir no estado da pele.
Para pele oleosa é essencial seguir uma rotina diária de cuidado de pele com produtos apropriados.
Fatores de hidratação naturais (FHNs)
Produzidos naturalmente na pele saudável, FHNs tais como aminoácidos ajudam a fixar a água na pele, mantem a elasticidade e firmeza e impedem que ela se desidrate. Quando a barreira protetora da pele é danificada, ela fica incapaz de reter os FHNs essenciais e dessa maneira, a umidade da pele diminui e o estado geral desta pele é afetado.
Sensibilidade da pele
A pele sensível é aquela que se torna facilmente irritada e tem mais reações que a pele normal. Identificar e avaliar os sintomas tais como vermelhidão, erupção, ardor, coceira e queimação, ajuda a determinar o estado da pele.
A Relax Saboaria conta com uma linha de cuidados diários para todos os tipos de pele. Confira!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curta] Como preparar um banho relaxante em casa?

Passo a Passo Uma rotina intensa, o estresse diário e muitas preocupações conseguem fazer que no fim do dia nos sintamos esgotados e sem energia, só com vontade de esfriar a cabeça para poder descansar. Para isso, nada melhor do que um bom banho, uma das melhores formas de diminuir a tensão e se preparar para dormir. Seja sozinho ou acompanhado, em explicamos como preparar um banho relaxante em casa e acabar o dia como merece. Instruções: 1) Para um bom banho relaxante nada melhor do que ter uma banheira em casa, no entanto o chuveiro também pode servir para criar um ambiente maravilhoso onde possa desconectar dos problemas e desfrutar de um momento de paz. 2) Para conseguir um banho relaxante você precisa de pelo menos 15 minutos disponíveis, água quente e calma. A ideia é desfrutar do processo sem pressa. Se tiver um parceiro/a é uma ótima ideia tomar um banho juntos, relaxante e romântico, e desfrutar da experiência completa. 3) Para tomar um banho relaxante em casa

[Propósito] Conheça a história da Relax Cosméticos

A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo.  Olympia Salete Sobre o Fundador Viver sem propósito é o que sempre me incomodou, acredito que todas as pessoas devem buscar até encontrar sua missão de vida, algo pelo o que vale a pena lutar, uma filosofia prática.  No meio agitado e globalizado em que vivemos hoje é difícil encontrar um momento de paz e realmente se desligar do mundo, relaxar, digo isso porque além de constatações óbvias vivi experiências, sou pós graduado com MBA em Supply Chain Management, pra quem nunca ouviu falar, é um especialista em logística e cadeia de suprimentos, então pode acreditar que sua entrega será nossa prioridade, sempre trabalhei nos centros de distribuição de grandes multinacionais com  tempo de deslocamento complicado e vivendo essa realidade junto com milhões de pessoa

[Descubra] Vale a pena ser vegano?

Os benefícios de ser vegano para a sua vida 1) A prática do veganismo pode representar na redução de risco de Diabetes tipo 2 e melhora no tratamento para aqueles que já apresentam a doença. 2) Facilita atingir um peso adequado pela maior procura por alimentos vegetais e por evitar a maioria dos "junk foods" comuns, que frequentemente têm ingredientes de origem animal. "Estudos mostram que veganos tendem a ter um índice de massa corporal menor do q onívoros e um menor índice de obesidade e sobrepeso". 3) Melhora o controle da pressão arterial. "Trabalhos científicos mostram que veganos tendem a ter pressão arterial dentro dos limites da normalidade". 4) Maior controle do colesterol. A alimentação vegetariana estrita, retira completamente da dieta toda e qualquer fonte de colesterol, o que por si só já auxilia na redução do risco de dislipidemia. "A introdução de mais alimentos integrais e mais óleos vegetais de boa qualidade tendem a melh