Pular para o conteúdo principal

[Conheça] A aromaterapia através dos sabonetes.


O que é aromaterapia?

Você já ouviu falar ou sabe o que é aromaterapia? A terapia alternativa ainda é pouco difundida no Brasil e muitas vezes é vista como charlatanismo. Segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC), aromaterapia é um tratamento curativo que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais. A etimologia da palavra remete à cura pelo cheiro. A aromaterapia é uma medicina natural, alternativa, preventiva e também curativa.
Quase todas as antigas civilizações, como Egito, China, Índia, Grécia e Roma, fizeram uso de óleos, incensos e perfumes, seja na cosmética ou em rituais e sessões de cura espiritual. Mas foi no século XX que ocorreu a estruturação medicinal da aromaterapia. Os óleos essenciais têm diversas atividades medicinais e isso permitiu que a aromaterapia se desenvolvesse como um sistema terapêutico. O químico francês René Maurice Gattefossé observou o poder curativo do óleo de lavanda em uma queimadura e cunhou o termo aromathérapie. A partir daí a aromaterapia foi separada da fitoterapia. Ela também se vale dos poderes de cura do mundo das plantas. Ela só utiliza óleo essencial 100% puro, de origem botânica conhecida e com sua composição química completa como a natureza produziu, em vez de usar toda a planta ou parte dela.
O médico francês Jean Valnet foi outra personalidade que marcou a história da aromaterapia. Ele descobriu que os óleos essenciais contêm propriedades cicatrizantes, antivirais, antibacterianas, antifúngicas e antissépticas. Já a bioquímica Margaret Maury foi pioneira e inseriu sua visão holística na aromaterapia, com a aplicação de massagens de acordo com as características da personalidade do paciente. Em 1978, o Dr. Paul Belaiche publicou sobre o uso clínico de óleos essenciais no tratamento de doenças infecciosas e degenerativas. O químico francês Henri Viaud foi o responsável pela publicação de critérios de pureza e qualidade que os óleos essenciais têm de cumprir para serem adequados a fins médicos.


Mas o que são óleos essenciais? São apenas o cheirinho da planta?


Não, na verdade eles são muito mais do que isso. Os óleos essenciais são substâncias químicas, concentradas e muito complexas, produzidas pelas plantas, podendo ultrapassar 300 componentes químicos dependendo do óleo. São considerados como a "alma" da planta e são obtidos de flores, folhas, frutos e raízes mediante diversas formas de extração. Apesar do termo “óleo”, eles não são necessariamente gordurosos, são líquidos voláteis denominados como óleos por se solubilizarem em fase oleosa e não em água. A composição dos óleos inclui elementos orgânicos como carbono, oxigênio e hidrogênio, formando moléculas de álcoois, aldeídos, ésteres, óxidos, cetonas, fenóis, hidrocarbonetos, ácidos orgânicos, compostos orgânicos nitrogenados e sulforados e, principalmente, de terpenos.

E nos seres humanos? Quais as aplicações dos óleos essenciais?


Muitos fatores influenciam na eficácia do tratamento aromaterápico, entre eles se destacam a qualidade dos óleos essenciais, os métodos de aplicação e o conhecimento do aromaterapeuta (saiba as precauções que devem ser tomadas ao comprar e armazenar óleos essenciais).
Aromaterapia
Na aromaterapia, os óleos essenciais podem ser utilizados sumariamente com efeitos psicológicos ou fisiológicos. Para saber mais sobre esse tema confira a matéria: "O que são e para que servem os óleos essenciais?".
Quanto aos efeitos psicológicos, existe a psicoaromaterapia, que estuda os efeitos dos aromas dos óleos essenciais na mente humana. Os óleos essenciais possuem substâncias odoríferas que são inaladas e estimulam nossas células nervosas olfativas. Esse estímulo é capaz de desencadear reações como a ativação do sistema límbico. Nele, são processadas as informações vindas dos terminais nervosos conectados ao bulbo olfativo. O sistema límbico está diretamente relacionado aos nossos comportamentos sociais e emoções. Ele integra informações sensitivo-sensoriais com nosso estado psíquico interno. Comportamentos emocionais e sexuais, aprendizagem, memória e motivação estão intrinsecamente ligados aos estímulos sensórios. Nosso corpo atribui informação afetiva aos estímulos, relacionando-os com memórias pré-existentes, o que leva a uma resposta emocional.
Com o auxílio de um aromaterapeuta, os óleos essenciais podem afetar nosso humor de uma forma positiva e balanceada. O tratamento pode ajudar em situações como insônia, estresse, ansiedade, dor e depressão.
Além dos efeitos dos óleos essenciais na mente humana, há os efeitos fisiológicos advindos de suas propriedades bactericidas, antifúngicas, antivirais, etc. Eles penetram com facilidade nossa membrana celular - cem vezes mais que a água - e se dissolvem bem nos lipídeos de nosso corpo. Muitos remédios da medicina tradicional possuem compostos extraídos de óleos essenciais, como o mentol e a cânfora. Para saber mais esse tema confira a matéria: "Guia de óleos essenciais: conheça as principais características desses produtos e saiba qual é o ideal para a função desejada".
Estudos mostram que o óleo essencial de lavanda aumenta a sonolência, melhora o humor e relaxa. Já o óleo de alecrim, por exemplo, aumenta o poder de vigilância, diminui a ansiedade e aumenta a rapidez de resposta. Há pesquisas que sugerem o uso de óleo essencial de Melissa officinalis (erva-cidreira) no tratamento para a agitação em pessoas com demência grave. Também há estudos com o óleo de melaleuca (tea tree) que sugerem que óleo essencial de melaleuca é um poderoso antimicrobiano natural e traz diversos benefícios à saúde.
Os óleos essenciais são substâncias naturais, contudo não estão isentos de toxicidade. Mesmo que o vegetal não seja tóxico, o óleo essencial extraído deste pode ser, pois são geralmente setenta vezes mais concentrados que a planta da qual foram obtidos. Alguns óleos essenciais que contêm tuyona ou miristicina são considerados neurotóxicos, e podem provocar convulsões em altas dosagens. Alguns não devem ser utilizados por gestantes como o de artemísia e arruda.

Aplicações da aromaterapia

Existem diversos métodos de aplicação dos óleos essenciais, como pulverização e difusão aérea, inalação, aplicação de compressas, banhos aromáticos e massagens.
Na Relax Saboaria trabalhamos com os óleos essenciais através dos nossos sabonetes veganos, conheça as propriedades de cada um nas páginas de produto. Relax Saboaria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curta] Como preparar um banho relaxante em casa?

Passo a Passo Uma rotina intensa, o estresse diário e muitas preocupações conseguem fazer que no fim do dia nos sintamos esgotados e sem energia, só com vontade de esfriar a cabeça para poder descansar. Para isso, nada melhor do que um bom banho, uma das melhores formas de diminuir a tensão e se preparar para dormir. Seja sozinho ou acompanhado, em explicamos como preparar um banho relaxante em casa e acabar o dia como merece. Instruções: 1) Para um bom banho relaxante nada melhor do que ter uma banheira em casa, no entanto o chuveiro também pode servir para criar um ambiente maravilhoso onde possa desconectar dos problemas e desfrutar de um momento de paz. 2) Para conseguir um banho relaxante você precisa de pelo menos 15 minutos disponíveis, água quente e calma. A ideia é desfrutar do processo sem pressa. Se tiver um parceiro/a é uma ótima ideia tomar um banho juntos, relaxante e romântico, e desfrutar da experiência completa. 3) Para tomar um banho relaxante em casa

[Descubra] Vale a pena ser vegano?

Os benefícios de ser vegano para a sua vida 1) A prática do veganismo pode representar na redução de risco de Diabetes tipo 2 e melhora no tratamento para aqueles que já apresentam a doença. 2) Facilita atingir um peso adequado pela maior procura por alimentos vegetais e por evitar a maioria dos "junk foods" comuns, que frequentemente têm ingredientes de origem animal. "Estudos mostram que veganos tendem a ter um índice de massa corporal menor do q onívoros e um menor índice de obesidade e sobrepeso". 3) Melhora o controle da pressão arterial. "Trabalhos científicos mostram que veganos tendem a ter pressão arterial dentro dos limites da normalidade". 4) Maior controle do colesterol. A alimentação vegetariana estrita, retira completamente da dieta toda e qualquer fonte de colesterol, o que por si só já auxilia na redução do risco de dislipidemia. "A introdução de mais alimentos integrais e mais óleos vegetais de boa qualidade tendem a melh

A importância de reduzir o consumo de plástico

Parte dos impactos causados pelo plástico no meio ambiente já são conhecidos, o sofrimento dos animais marinhos, a poluição dos rios e mares e a superlotação das áreas de descarte de resíduos á céu aberto (popularmente conhecidos como Lixões), mas as reais dimensões dos danos causado pelo consumo desenfreado de embalagens plásticas descartáveis está longe de ser mensurado. Somente nos últimos vinte anos a população mundial aumentou o consumo de plástico em seu dia-a-dia em vinte e seis porcento, isso impacta em mais ou menos três toneladas ao ano de plásticos jogados no meio ambiente, esses dados foram retirados das pesquisas do ex candidato á presidencia dos Estados Unidos Al Gore. Esses estudos basearam o Documentário Uma verdade inconveniente, que trás dados importantes não só do consumo do plásticos mas também sobre o impacto das grandes indústrias no meio ambiente e a clara ligação delas aos frequentes furacões que arrazam o país nos últimos anos. O primeiro passo pa